fbpx

Perfume de baleia favorito da Rafa Kalimann

rafa-kalimann-perfume-de-baleia-

Uma das polêmicas que se tornou pauta no reality Big Brother Brasil 20, foi por causa de um perfume avaliado em 6 mil reais, que a finalista Rafa Kalimann usa, porém não foi o valor que causou toda a polêmica, e sim que supostamente o perfume era de “baleia.”

Aposto que você está se questionando: “como assim um perfume de baleia” ?

Primeiramente perfumeiros preciso dizer que alguns dos perfumes mais caros, são desenvolvidos a partir de ingredientes, digamos, menos nobres da natureza.

Por exemplo, glândulas, fezes e secreções são tipos de ingredientes que dão origem a fragrâncias mais caras e famosas do mundo.

E no caso do perfume da Rafa Kalimann, o ingrediente inusitado é o “vômito da baleia cachalote” também conhecido pelo nome de comercialização, âmbar cinzento.

O âmbar cinzento, é produzido pela vesícula biliar da baleia cachalote, como uma forma de eliminar tudo aquilo que ela não conseguiu digerir- conchas, por exemplo, a eliminação dessa secreção gosmenta, tem como objetivo de proteger os órgãos internos do animal.

No entanto, um estudo recente em baleias do porte de uma cachalote, apresentaram que o âmbar cinzento, na realidade é produzido devido uma falha no sistema digestivo do animal, visto que as baleias possuem 4 estômagos, e que a digestão da comida acontece 100% ainda nos dois primeiros estômagos, e só então, se qualquer alimento chegar em seu estado sólido no 4 e último estômago, é que a gosma é produzida e liberada chegando até atingir 23 kgs de secreção.

Existe a estimativa que de 100 baleias apenas 1 possui essa falha digestiva, então nem todas as baleias cachalote são capazes de produzir o âmbar cinzento, tornando assim o ingrediente ainda mais caro e pouco acessível, sem contar que não é nada fácil achar os vômitos da baleia boiando em alto-mar.

Qual é o aroma do âmbar cinzento?

O ambâr cinzento possui um aroma muito particular, assim que retirado do mar, o vômito da baleia cachalote, possui um aroma intenso semelhante ao de esterco de vaca, porém com o tempo a secreção gosmenta vai evoluindo para um odor mais agradável voltada para o doce, animal, sensual.

Infelizmente, a baleia cachalote é um animal que está correndo um grande risco de extinção, devido a caça ilegal, por esta razão e por interesse das perfumarias que utilizam o âmbar cinzento, pesquisadores da Universidade de British Columbia, nos EUA, já estão realizando diversos testes com objetivo de criar uma alternativa sintética a partir de um tipo de fungo, do qual também é capaz de produzir a substância química chamada cis-tabienol que é muito parecida com o âmbar cinzento.

Para quem ficou curioso qual é o perfume que a Rafa Kalimann gosta e causou todo esse borbulho na internet, o perfume se chama Aphropdite 2009 Lalique Pure Perfume 30 ml, custa em torno de 6 mil reais.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *